quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito



Atividade 1

Site analisado:
Observatório da Imprensa

1. Avalie a usabilidade de um site jornalístico quanto aos quesitos abaixo e justifique as respostas:

- Clareza na comunicação: O site demonstra ter uma percepção correta de quem é o seu público? A linguagem é adequada ao tipo de leitor que ele procura?

O site demontra ter a exata percepção de quem é seu público: Pessoas esclarecidas preocupadas em discutir o papel da mídia, reportagens, abordagem da mídia em assuntos polêmicos. Além desse público, atinge estudantes da área, levando-os a refletir sobre o seu papel. É um exemplo claro de jornalismo participativo, pois os leitores têm a oportunidade de debater o tema levantado, dar sua opinião, discordar da reportagem e apresentar fatos que sustentem sua argumentação.

- Acessibilidade: O tempo de carregamento das páginas é um obstáculo para a navegação? É fácil descobrir o canal de comunicação com o autor dos textos, ou administrador do site?

O portal apresenta fácil acessibilidade. As páginas carregam rapidamente. Há uma grande facilidade de entrar em contato com o autor dos textos, tanto das seções como nos blogs e nos outros canais disponibilizados porque é oferecida a oportunidade de debater o tema. Esse debate pode ser feito não só com o autor, mas com outros leitores.

- Consistência: As páginas têm elementos gráficos que dão unidade ao site? Existem recursos que prejudicam a funcionalidade das páginas?

O site é apresentado de forma sóbria. Não há grande mistura de elementos que possam prejudicar a leitura. É disposto de forma simples e direta. O mais importante é o conteúdo e a agilidade, e não a estética.


- Navegação: Os links são claros nas intenções e eficazes em levar ao destino indicado? O tamanho das páginas é compatível com o conteúdo?

Os links são claros e objetivos. todos funcionam normalmente e de forma ágil. O conteúdo é bem distribuído na página.

- Apresentação visual: O site é faz bom uso da cor? Há algum tipo de exagero no layout que possa ser corrigido?

Não há problema a ser corrigido no layout. O site usa poucas cores e de forma uniforme, não prejudica a leitura.

- Mudanças: O que poderia ser feito para melhorar visualmente, ou deixar mais funcional, o site em questão?

O site não possui grandes problemas visuais. Talvez se o fundo fosse menos claro adquiriria mais profundidade. O fundo branco em combinação com as outras cores dá impressão de uma coisa parada, apática, o que não é o propósito do site.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Jornalismo Participativo: A evolução da mídia


O tempo passa e tudo vai evoluindo. Quem imaginaria décadas atrás que existiria o CD, o DVD, a câmera digital, o celular, o computador e a internet? A câmera permite que se tire centenas de fotos e se faça vários vídeos com áudio em apenas um cartão de memória, podendo ser vistos na hora. O celular, com modelos cada vez mais avançados, permite a comunicação móvel com pessoas em qualquer lugar do mundo, a produção de fotos, vídeos e o envio destes em tempo real. Os computadores são cada vez menores, e a internet permite a comunicação e troca de informações entre pessoas de qualquer parte do mundo simultaneamente.

Ao mesmo passo que a tecnologia vai evoluindo, o Jornalismo também vai se modificando. Com a internet, o Jornalismo passou a ser mais participativo. O público começou a produzir conteúdo(informações, notícias) e lançar na rede, principalmente através de blogs e fóruns. A socialização do Jornalismo teve grande impulso com grandes acontecimentos mundiais, como o atentado ao World Trade Center. Hoje, é cada vez mais comum encontrar na rede sites como o
OhMyNews ou o NowPublic, onde o público interfere diretamente na notícia.

Grandes eventos continuarão a estimular a ação do público, com o auxílio da mobilidade. O público exigirá cada vez mais transparência na produção jornalística. Neste contexto, o jornalista será impactado de duas formas: terá o público como "pauteiro", trazendo ao seu conhecimento assuntos que não imaginaria; e terá que se acostumar com o fato de que o público estará cada vez mais exigente com a busca do fato real. O jornalista não sai prejudicado com a produção e veiculação desse conteúdo participativo. Ele é estimulado e desafiado a fazer melhor o seu trabalho. Dessa forma, o jornalista exercerá cada vez mais seu papel da forma como a ética jornalística manda: produzindo conteúdo aprofundado e de forma isenta.

Sobre o assunto: